sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cedae deixa água limpa e esgoto vazarem

Em duas reportagens do jornal O Globo, moradores reclamam de vazamento de esgoto no Leblon e desperdício de água limpa no Rio Comprido

Vazamento de água limpa preocupa moradores do Rio Comprido

Moradores da Rua Santa Alexandrina, no Rio Comprido, convivem há seis meses com um vazamento de água limpa que empoça e cria lodo em vários pontos da rua, além de ser um foco de dengue em potencial. O alerta foi da leitora Karine Ribeiro, que pediu uma solução para o problema.

"Do vazamento sai água limpa que acumula em um poça na frente do meu prédio. A água fica parada e com lodo.O pior é quando chove, pois desce terra junto com a água e fica uma ilha de lama na frente da minha casa. Já falamos com os órgãos responsáveis, mas a Cedae não toma providências e a Comlurb não faz a devida limpeza", denunciou a leitora ao Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO.

Fonte: O Globo On Line (em 25/02/2011)

Mesmo após promessa de reparo, esgoto não para de vazar no Leblon

O esgoto continua a correr a céu aberto no Leblon, mesmo após a denúncia do leitor Roberto Rodrigues, na última terça-feira (22), ao Eu-repórter, a seção de jornalismo participativo do GLOBO. O vazamento fica na rua Padre Achotegui, numa das entradas do Condomínio Selva de Pedra.

Na manhã desta quinta-feira (24), o problema foi flagrado pelo internauta Rui Britto. "Sempre pego meu neto ali e tenho que desviar o carrinho de bebê para o asfalto. Outro dia, vi a cena de um casal que, ao tentar sair do condomínio, teve dúvidas por onde passar, de tanta sujeira. Ironicamente, a rua fica mais limpa que a calçada", relatou o leitor.

Segundo Britto, outros locais do bairro estão com problemas na rede de esgoto, como é o caso da Rua Adalberto Ferreira. "Nessa via, há detritos sólidos mesmo. Aliás, todo esse serviço na Zona Sul está precário", criticou.

Em nota, a Cedae pediu desculpas aos usuários pelos transtornos causados e informou que uma equipe esteve na Padre Achotegui para realizar o conserto, na última quarta-feira (23). No entanto, um trabalho em outra localidade do bairro impediu que o reparo fosse finalizado. A companhia se comprometeu a concluir as obras na área até a próxima segunda-feira (28).

Fonte: O Globo On Line (em 24/02/2011)

Cedae deixa creche sem água há quatro meses

Creche está sem água desde novembro no Complexo do Borel

Segundo o coordenador da ONG Jovens Com Uma Missão (JOCUM) do Complexo do Borel, Jovino Neto, desde novembro passado, a creche Espaço Semente está sem água. Conforme Neto, a unidade atende 50 crianças da comunidade, com idades entre dois e três anos, na localidade conhecida como Grota. Sem água, de acordo com Neto, o início das atividades no local - previsto para o dia 9 de março - poderá não ocorrer. As crianças ficam na creche no horário entre 8h e 17h. Ainda segundo o coordenador da ONG, a Cedae tem sido procurada para resolver o problema que não é solucionado.

- As crianças precisam tomar banho, comer e fazer outras atividades que dependem do abastecimento de água. Este é um problema social porque as mães não têm onde deixar os seus filhos - disse Neto.

De acordo com informações da Cedae, uma equipe de técnicos do Programa Água para Todos - que funciona no Borel - vai à creche verificar o problema nesta sexta-feira. Ainda conforme a Cedae, na região há abastecimento de água e que o problema na unidade é pontual.

Fonte: O Globo On Line (em 25/02/2011)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Uma década sem água na Baixada

Reportagem do programa "Balanço Geral", da TV Record, revelou que o bairro Belmonte, em Queimados, na Baixada Fluminense, sofre com problema no abastecimento de água e falta de esgoto há 10 anos. Os moradores têm de caminhar sob sol forte e em pleno domingo para conseguir água com vizinhos ou em outras regiões. Segundo a matéria, a Cedae garantiu que técnicos irão ao bairro para verificar o problema.

Veja a matéria na íntegra

Fonte: R7, em 1/2/2011