segunda-feira, 8 de março de 2010

A Tabela da Progressividade no Rio!

Este é um importante trabalho do Secovi Rio, atualizado em março de 2010, com a tarifa da progressividade no Rio de Janeiro. Confira!



Estudo mostra que a diferença entre a tarifa cobrada em residências que consomem pouca água e as que consomem muita chega a 436%

Amigos leitores, vejam essa interessante matéria publicada no jornal O Povo do Ceará e republicada no Jornal O Globo, do Rio de Janeiro. Um alerta contra a tarifa progressiva!

Ceará tem a 3ª tarifa progressiva mais cara do País

Estudo mostra que a diferença entre a tarifa cobrada em residências que consomem pouca água e as que consomem muita chega a 436%, a terceira mais alta variação entre 15 Estados brasileiros
Andreh Jonathas
andreh@opovo.com.br

A tarifa residencial de água do Ceará é a terceira mais cara do País, entre quinze Estados, levando em conta a progressividade. Da primeira para a última faixa de consumo, a variação é de 436%, conforme levantamento feito pelo Centro de Pesquisas e Analise da Informação (Cepai) do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio). O Rio de Janeiro tem variação de 700% e Sergipe, líder do ranking, apresenta variação de 750%. Os dados foram publicados ontem no portal do O Globo.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), por meio da assessoria de imprensa, diz que não teve acesso aos critérios do estudo, e que por isso prefere não se pronunciar.

Consumo consciente
Ao O POVO, a Cagece repassou dados que mostram que a variação entre a menor tarifa cobrada pela companhia (R$ 1,18 para a faixa de 0 a 10 metros cúbicos) e a maior (R$ 6,45, para a faixa acima de 50 metros cúbicos), é de 547%. Mesmo nesse cálculo, o Estado se mantém como o que tem a terceira progressividade mais cara.

A empresa defende que a tarifa progressiva estimula o uso consciente da água. Com isso, quem consome menos água (10 mil litros) paga uma tarifa menor. Quem consome mais, paga mais.

A Cagece argumenta ainda que as tarifas praticadas pela empresa obedecem ao modelo seguido por todo o setor de saneamento no Brasil. No caso do Ceará, as tarifas são aplicadas após análise e autorização de duas agências reguladoras. ``Vale salientar que, nos últimos três anos, os reajustes têm se apresentado sempre abaixo do aplicado no exercício anterior. Hoje, o cearense paga uma das quatro menores tarifas de água do Brasil``, informou a assessoria de imprensa da empresa.

A empresa defende que a tarifa progressiva estimula o uso consciente da água. Quem consome menos, paga menos.